20 abril 2011

Livros que gostaríamos de ver por cá

GRAVETT, Emily, Monkey and Me, Londres, Macmillan Children's Books, 2008

Este livro de Emily Gravett destina-se aos mais pequenos. Com um texto muito simples, em tom de lenga-lenga — "Monkey and me,/ Monkey and me/, Monkey and me,/ We went to see,/ We went to see some..." — e umas fantásticas ilustrações que seguem a mesma linha — apenas se retratam as personagens e os animais — mostra uma brincadeira entre uma menina e o seu boneco. Nas primeiras páginas par e ímpar estão o texto e a menina com o seu macaco de peluche a imitarem os animais que dizem ter ido ver, nas duas páginas seguintes, estão o nome e o animal correspondentes.
Simples, mas muito divertido, este livro presta-se, não apenas a ser lido, mas também jogado, por outro lado, a facilidade com que se aprende o texto — por cá usa-se a tradução "O macaco e eu,/ O macaco e eu,/ Fomos,/ Fomos ver..." — vai ainda permitir que as crianças o "leiam" sozinhas ou que um irmão mais velho o faça. 

Embora ainda não tenha sido publicado por cá, espera-se que o lançamento este ano de outros dois livros desta premiada autora para um público mais velho — O Lobo Não Morde e o Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato — pela editora Livros Horizonte seja apenas o princípio de uma grande colecção de livros de Emily Gravett em português.


(Pinguim)

(Canguru)

(Morcego)

Se encomendar este livro pela internet, existem três edições diferentes, uma grande (mesmo grande) para uso em aula, uma de capa mole com um formato tradicional e, por fim, uma de capa dura com papel cartonado.

Sem comentários:

Enviar um comentário